Conheça mais sobre o Fábio Aurélio de Alencar:

Saudações amigos prevencionistas e colegas de outras áreas afim, é com grande satisfação que aceitei o convite da amiga Eloisa Bezerra idealizadora do Blog DIÁRIO DO EPI, para publicar postagens voltadas à Saúde, Segurança, Meio Ambiente e outros assuntos interessantes para o Blog em nível de conhecimento e troca de experiências. Neste primeiro contato vou me apresentar para que possam saber um pouco mais sobre mim.

Nascido em Porto União – SC, também morador da cidade de Balneário Camboriú, sou formado como Técnico em Segurança do Trabalho em 2006 na unidade do SENAI de Itajaí, exercendo essa atividade desde então, meu estágio foi em uma construtora, logo fui chamado para trabalhar em uma empresa de Consultoria de Segurança. No fim de 2008 cheguei a Blumenau, um pouco antes da horrível catástrofe natural ocorrida na cidade. Passando tudo fui trabalhar na Prefeitura Municipal de Blumenau através de indicação política, porém não me senti confortável no cargo, logo então fui chamado para uma entrevista de emprego em uma grande construtora de Blumenau, a conhecida SPERANZINI Engenharia, na qual permaneci durante quase 06 anos cuidando dos 23 empreendimentos que a mesma construía na época, durante esse tempo ganhei muita experiência no ramo. Sou casado com uma Florianopolitana que possui família na cidade de Blumenau, tivemos um lindo filho e os tenho como meus amores.

Formei-me também como Engenheiro Civil pela Uniasselvi de Timbó em 2015 e estou finalizando minha pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNISOCIESC. Hoje atuo no seguimento de Assessoria em Segurança do Trabalho, possuindo a empresa AGESEG Engenharia e Segurança do Trabalho aberta em Julho de 2015, prestando serviços para vários seguimentos da indústria, com a forte atuação na indústria da Construção Civil, desenvolvendo atividades de Gestão de Segurança do Trabalho, busco empresas que sintam a necessidade de um profissional da área. A construção civil em nossa região tem déficit de conhecimento em segurança, principalmente as construtoras de pequeno porte, aquelas que por lei não precisam contratar um profissional da segurança do trabalho.

Como Engenheiro tenho atuado no atendimento da NR18, com relação à elaboração de projetos de proteção coletiva, principalmente em obras que foram interditadas pela fiscalização, também atuo em cumprimento da NR35 nos quesitos de projetos de linhas de vida e pontos de ancoragem, já efetuando vários trabalhos em indústrias regionais, condomínios, clínicas, hospitais e etc.

Este é um resumo de minha atuação na área de Saúde e Segurança do Trabalho, cargo que já me tirou muitas noites de sono, porém me trouxe muitos resultados profissionais, mas acima de tudo me fez um homem digno e agradecido por saber que contribui com a sociedade de certa forma, salvando diversas vidas durante esses mais de 10 anos de profissão.

A partir deste mês trarei informações e orientações sobre o cumprimento das normas de segurança do trabalho, ajudando aos colegas de profissão, bem como aos outros profissionais que simpatizam com o tema, ajudando-lhes compreender um pouco mais sobre o assunto. Estou muito feliz em poder compartilhar conhecimento e trocar experiências além do ambiente acadêmico e trazer aos leitores um pouco mais desse fascinante mundo da saúde e segurança do trabalho conhecida também como SST.

Elaborado por: Fábio Aurélio de Alencar – Catarinense, Proprietário da Empresa AGESEG, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho.