De acordo com a NR 06, é dever de todos empregadores fornecer o Equipamento de Proteção Individual aos colaboradores. Principalmente para os trabalhos com risco elétrico é importante ter a análise de um especialista em segurança do trabalho, para que ele identifique os riscos ambientais e a escolha adequada dos EPIs para cada trabalhador. O risco elétrico está presente em diferentes lugares, especialmente na atividades profissionais, onde a exposição é maior. Para manter a segurança dos colaboradores é preciso aplicar determinadas medidas de segurança e utilizar os EPIs específicos para essa atividade.

Os principais EPIs para o risco de choque elétrico são:

  • Capacete de segurança classe B: Recomendado para o uso com risco de choque elétrico.
  • Botina de segurança: Cuidado ao indicar este EPI. Certifique-se que não tenha nenhum material metálico. Para estar 100% seguro é preciso um equipamento dielétrico, adequado para isolar a eletricidade.
  • Luva de Segurança: As luvas de proteção garantem a segurança em serviços com eletricidade em geral. É ideal o uso de duas luvas: A luva isolante de borracha e a de couro, que sobrepõem, para proteger a luva isolante.
  • Manga Isolante de Borracha: protege os braços e proporcionam mais segurança para exercer determinadas atividades onde o risco pode ser maior.
  • Cinto de Segurança: O cinto de segurança para eletricista é específico para proteger o trabalhador do risco de choque elétrico.
  • Protetor Facial Contra Arco Elétrico.
  • Vestimentas Especiais: Camisas e calças especiais contra agentes térmicos provenientes do arco elétrico.

Esses são alguns EPIs que devemos utilizar para impedir os acidentes de trabalho com a eletricidade. Para cada atividade ou tensão elétrica, existe um EPI específico que irá proteger o usuário contra o risco existente. Lembrando-se da importância do Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho para identificar os riscos e aplicar as medidas de proteção para proteger os colaboradores.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! 😉