Os filtros possuem a função dos filtros reter os materiais particulados, como névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente de trabalho. A seleção adequada do filtro dependerá da concentração do contaminante presente. A classificação é dada através de P1, P2 e P3 e os PFF1, PFF2 e PFF3. (PFF: Peça facial filtrante).

PFF1 e P1Poeiras e/ou Névoas. Utilizar se a concentração for menos que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
PFF2 e P2: Fumos e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
PFF3 e P3: Particulados altamente tóxicos e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver ate 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

Os filtros P1, P2 ou P3 são empregados nos respiradores com manutenção, onde é admissível a troca do filtro, necessitam de higienização diária e limpeza na peça facial, também proporcionando maior vida útil do equipamento. Os filtros e cartuchos são conectados à peça facial e devem ser substituídos mediante saturação, que dependerá do contaminante presente, concentração e frequência respiratória do usuário.

Já os PFF1, PFF2 ou PFF3 não possuem manutenção e são considerados descartáveis, a própria peça fácil é filtrante. Deve ser trocado sempre houver alguma lesão, sujidade extrema ou se encontrar saturado. Alguns modelos possuem válvula de exalação para que a respiração se torne mais leve, mediante extrusão da umidade presente no ar respirado.

Além da conservação do produto que deve ser de responsabilidade do trabalhador, assim como é deve do empregador fornecer o EPI de qualidade para todos os colaboradores. A troca ou descarte do equipamento deve ocorrer de acordo com as programações de troca, avaliadas através em cada ambiente. Do mesmo modo quando o usuário obtiver dificuldade de respiração através do filtro, se possuir danos físicos prejudiciais a funcionalidade ou com a higienização do produto.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! 😉

Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário!