Penso que um dos temas mais importantes a serem trabalhados pelos profissionais da área de Segurança do Trabalho ou Meio Ambiente, é a questão cultural dentro das indústrias, para que um profissional possa atuar sobre essas questões dentro de uma organização, é preciso que inicialmente compreender o que significa realmente CULTURA.  Se não conseguirmos entender isso, ficará difícil atuarmos e moldarmos esses aspectos da maneira desejada.

Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Quando um profissional inicia o trabalho em uma empresa, que tem um pensamento atrasado em se tratando de prevenção, é preciso trabalhar firme na orientação e conscientização dos cargos mais elevados da empresa, e isso não é nada fácil, mas é importante trazer sempre dados e números, que comprovem a importância de investir não apenas em produção, mas em pessoas e na qualidade do ambiente de trabalho.

A cultura influência as atitudes e o comportamento dos trabalhadores e dos grupos que estão inseridos em uma organização, em consequência, influência as atitudes e o comportamento destes com relação à Segurança do Trabalho. Todos precisam entender que segurança é importante, e que trará um ambiente de trabalho melhor, possibilitando a produtividade saudável, de modo que todos voltarão para suas casas e famílias, da mesma forma que saíram.

É possível perceber que um dos pontos principais de tudo, é a comunicação, e esse é o papel principal dos profissionais da área de Segurança do Trabalho. Apresentar aos empregadores a Legislação vigente específica, mas trazendo junto com essas obrigações os benefícios que sua aplicação pode trazer ao negócio e que muitas vezes não é visto com tanta facilidade.Como Técnicos e Engenheiros de Segurança, esse é um dos maiores desafios que temos pela frente e a busca constante por conhecimento certamente ajudará muito.

 

Elaborado por: André Ruediger – 29 anos, Catarinense, Proprietário da Empresa Senso Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Brigadista Particular, Qualificação em Operações de Segurança Empresaria e Acadêmico de Engenharia Ambiental.