Para aqueles que estão inseridos na área de Saúde e Segurança do Trabalho, é sabido que os exames ocupacionais específicos para cada função são definidos através do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e que esse documento é elaborado por um Médico do Trabalho.

Mas o mais importante, é que o cumprimento do estabelecido no PCMSO não se torne apenas mais uma atividade de rotina dos profissionais da área da saúde, pois o principal objetivo da realização dos exames médicos, é avaliar as condições de saúde do trabalhador. Conforme estabelece o item 7.2.3 da NR-07, o PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreando e diagnosticando agravos à saúde dos trabalhadores em relação ao trabalho, portanto, é essencial que antes mesmo da contratação, seja realizado e analisado o exame admissional que apresentará as condições de saúde do mesmo antes de ter contato com o ambiente laboral.

O trabalhador estando apto a exercer sua função, passará por exames periódicos, aonde será possível monitorar as condições do ambiente de trabalho em relação à saúde dos Colaboradores. Esses exames passarão a compor um histórico laboral de cada trabalhador, até o término de seu contrato de trabalho aonde será feito o exame demissional, lembrando ainda que existem exames para mudança de função e retorno ao trabalho para casos nos quais o trabalhador esteve afastado de suas atividades laborais.

Avalie o PCMSO de sua empresa e entenda quais são os exames necessários para cada função, é importante conversar com o Médico responsável pela elaboração desse documento e envolve-los nos assuntos pertinentes à essa atividade.

André Ruediger: 29 anos, Catarinense, Proprietário da Empresa Senso Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Brigadista Particular, Qualificação em Operações de Segurança Empresaria e Acadêmico de Engenharia Ambiental.