Gestão de SSMA

A sigla SSMA, significa Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Algumas empresas mantem profissionais de segurança do trabalho em um setor, e a área de meio ambiente fica ligada à outro departamento separado. Mas percebe-se que cada vez mais as grandes companhias estão criando estruturas organizacionais aonde mantem um grupo multidisciplinar em contato direto, para atender as demandas do mundo moderno de forma padronizada e organizada.

Estas áreas estão diretamente ligadas à Engenharia, ao cumprimento de normas, leis e obtenção de licenças que são fundamentais para o funcionamento das empresas, portanto apresentam particularidades muito similares entre elas. As companhias levam em consideração que o cumprimento das legislações e a manutenção das licenças estão diretamente ligadas à obtenção de certificações, o que remete ao desenvolvimento da empresa e a captação de novos mercados.

A estrutura de SSMA nos dias de hoje, vem sendo uma crescendo no mundo empresarial impulsionado pelas exigências do mercado internacional e até mesmo pelas mudanças do novo governo brasileiro. Investir nesse processo está deixando de ser uma obrigação, passando à um nível estratégico das grandes companhias.

André Ruediger: 32 anos, Catarinense, Engenheiro Ambiental, Pós Graduando Engenharia de Segurança do Trabalho e Administração Estratégica, Proprietário da empresa Senso Ambiental, Responsável por SSMA em empresa têxtil de Blumenau, Brigadista Particular, Qualificação em Operações de Segurança Empresarial.

Compartilhe:
Artigo anteriorResíduos Industriais